Exames realizados
- Dra. Ticiana Granzotto

- 12 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jan.

Nosso consultório oferece a infraestrutura adequada para uma consulta oftalmológica completa, contando com alguns dos exames complementares mais importantes para a avaliação de glaucoma e catarata.
Acuidade visual
Avalia quantitativamente a visão, é medida pela capacidade de ver números ou letras padronizadas em uma tabela ou monitor.
Biomicroscopia
Através de um microscópio, são avaliadas estruturas oculares em detalhe e podemos observar sinais que podem estar associados a doenças.
Mapeamento de Retina
É feito para avaliar as estruturas que ficam no interior do olho, como a retina e a porção intraocular do nervo óptico. É um exame muito importante que deve ser realizado ao longo da vida de todos os pacientes e em especial nos pacientes com glaucoma, míopes, diabéticos e hipertensos, bem como em avaliações pré e pós-operatórias.
Tonometria
Tonometria é o exame que mede da pressão interna do globo ocular. Deve ser realizado rotineiramente em todas as pessoas. Esse dado é essencial para o diagnóstico e monitoramento de pacientes com suspeita e/ou com glaucoma.
Fotografia do nervo óptico (Papilografia)
Documenta a aparência do nervo óptico. Importante meio de monitorar possíveis alterações ao longo do tempo.
Gonioscopia
Avalia o ângulo da câmara anterior. É fundamental para identificarmos qual o tipo de glaucoma de que o paciente pode ser portador.
Exame de Motilidade Ocular
Este exame é realizado pelo oftalmologista durante a sua consulta oftalmológica para avaliar questões como: alinhamento dos olhos, movimentação e musculatura, que podem estar alterados em uma série de condições oculares.
Teste de Visão Cromática
É um exame específico para analisar o comprometimento da percepção de cores. Ele é indicado para avaliar e diagnosticar doenças do nervo óptico, doenças adquiridas da mácula e doenças congênitas, como daltonismo.
Paquimetria
É a medida da espessura da córnea. Diversas condições corneanas podem ter esta medida alterada. Além disso, este exame é especialmente importante nos pacientes com glaucoma por dois motivos: uma córnea mais grossa ou mais fina pode falsear o resultado da medida da pressão intraocular e há evidências que indicam a espessura corneana fina como um fator de risco para o desenvolvimento de glaucoma.
Microscopia Especular
Este exame tem a função de avaliar as células da camada mais profunda da córnea – o endotélio corneano – de forma quantitativa e qualitativa. Esta estrutura pode estar alterada em diversas condições oculares e pode ser afetada em alguns tipos de procedimentos, por isso o exame faz parte de alguns protocolos de pré e pós-operatório.
Biometria
É indicado para que se façam medidas do globo ocular e de algumas de suas estruturas. Estes dados são fundamentais para o diagnóstico e monitoramento de algumas doenças oftalmológicas e também são essenciais no planejamento de alguns procedimentos, como a cirurgia de catarata, principalmente para a escolha da melhor lente intraocular.
Topografia Corneana/ Ceratoscopia
É um exame que mostra as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico e monitoramento de patologias da superfície da córnea, como o Astigmatismo e o Ceratocone. Além disso, é uma informação de grande utilidade no planejamento da cirurgia de catarata e escolha da lente intraocular.
Teste de Sobrecarga Hídrica
Verifica a variabilidade da pressão ocular após uma sobrecarga de ingestão hídrica. É uma informação que pode ser útil na avaliação de alguns pacientes com glaucoma ou suspeita da doença.
.png)