top of page

Cirurgias para Glaucoma

  • Foto do escritor: Dra. Ticiana Granzotto
    Dra. Ticiana Granzotto
  • 27 de jan.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de fev.




O controle do Glaucoma é focado na abordagem da pressão intraocular e tradicionalmente é iniciado com o uso de colírios ou laser, porém, alguns casos podem ter indicação ou necessitar de manejo cirúrgico.


A Dra. Ticiana é especialista em Glaucoma e nas suas diversas formas de tratamento, incluindo as cirurgias. Com experiência de mais de 15 anos indicando, realizando os procedimentos e acompanhando os pós-operatórios, é referência tanto em Porto Alegre quanto em todo o Estado para o cuidado destes pacientes.


Como já mencionamos, hoje ainda não há tratamentos que possam recuperar os danos e a perda visual causados pelo glaucoma, nem mesmo as cirurgias antiglaucomatosas. Todas elas são realizadas com o objetivo de controlar melhor a pressão intraocular e, dessa forma, tentar evitar a progressão da doença.


Existem vários tipos de técnicas cirúrgicas para o glaucoma, todas apresentam indicações, cuidados e riscos específicos, importantes de serem discutidos com seu médico. Saiba um pouco mais sobre as cirurgias antiglaucomatosas a seguir.


O que você vai ver por aqui:


Trabeculectomia


Esta ainda hoje é a cirurgia mais utilizada no tratamento de glaucoma. Nela, é realizada uma fístula de comunicação do interior com uma parte mais externa do olho, onde é criada uma bolha fistulizante, um espaço acessório que possibilita aumentar a drenagem do humor aquoso (líquido que preenche o olho), reduzindo a tensão intraocular.


A trabeculectomia é um procedimento bastante delicado e minucioso, que depende de um bom manejo tanto durante quanto após a cirurgia. O período de recuperação dura em torno de 30 a 60 dias e depende das particularidades de cada paciente.



Implantes de drenagem


São dispositivos compostos por um longo tubo de silicone posicionado tipicamente no interior do olho, com extensão até um prato distal que é fixado na parte externa do olho. Os diferentes modelos de implantes apresentam características distintas. O controle pressórico está relacionado à capacidade de drenagem do humor aquoso que cada um deles pode apresentar e à estrutura do olho do paciente.


O uso dos implantes de drenagem para glaucoma, pode ser considerado como opção cirúrgica primária mas é mais utilizado em casos em que a trabeculectomia não está indicada.



MIGS, MIBS e Cirurgias Angulares


São procedimentos que têm se aprimorado e popularizado de forma mais recente. Com técnicas menos invasivas do que a trabeculectomia e as cirurgias de implante de drenagem convencionais, podem ou não usar dispositivos que facilitam o escoamento. Nestas abordagens a manipulação na porção externa do olho é mais branda ou até nula e a via interna de drenagem do olho é mais utilizada. Assim, o trauma tende a ser menor e o perfil de segurança pode ser melhor. Em geral, a capacidade de redução da pressão intraocular dessas cirurgias não é tão grande quanto as técnicas mais invasivas e, portanto – como para qualquer tipo de tratamento, uma avaliação criteriosa é essencial para que sua indicação seja feita. Já utilizados amplamente nos Estados Unidos, Canadá e Europa, alguns destes procedimentos também estão disponíveis no Brasil e são realizados pela Dra. Ticiana Granzotto, como por exemplo: a Trabeculotomia Transluminal Assistida por Gonioscopia – GATT, a Trabeculotomia com Kahook Dual Blade e os Implantes de iStent, Xen e Preserflo.



Procedimentos Ciclodestrutivos


Tradicionalmente reservados para os casos de glaucomas terminais e/ou refratários a outras cirurgias antiglaucomatosas, ao longo dos últimos anos os procedimentos ciclodestrutivos – em especial a Ciclofotocoagulação Transescleral – têm se mostrado boas alternativas também no manejo dos quadros iniciais e moderados, principalmente com a modificação da técnica para parâmetros mais seguros e igualmente eficazes. Diferentemente de outras cirurgias, com este tipo de tratamento a redução da pressão intraocular ocorre por diminuição da produção do humor aquoso (e não aumento do escoamento).



Contatos

(51) 3779.4699

(51) 99987.2771

Localização:

Rua Ramiro Barcelos, 1201 sala 505, Bairro Independência - Porto Alegre - RS

Siga-me

  • Instagram

@draticianagranzotto

© 2025 site criado por Agência Fawkes.

bottom of page